Os hexagramas

Um hexagrama consiste na combinação de linhas do Yin e do Yang, ou, se preferir, de dois trigramas. Carrega significado divinatório, isto é, possui uma leitura referente à um evento futuro, adaptável de acordo a situação que pretenda prever. Por isso, cada linha deve ser lida, e depois, o significado de todas elas constituir o sortilégio.

Não irei descrever todos os 64 hexagramas possíveis, contudo, deixarei uma tabela deles abaixo e, logo em seguida, justificar o número de sessenta e quatro hexagramas:



O número total de sessenta e quatro hexagramas nada mais é do que uma questão de combinatória entre os oito trigramas. Sendo que são oito trigramas, e precisam de dois para formar um hexagrama sabendo que pode repetir o mesmo trigrama duas vezes, dá um total de 64 combinações possíveis entre eles.

Outro modo de se entender a formação dos hexagramas se deve pela construção dele individualmente, linha por linha, como se faz ao defini-las com as moedas, considerando as linhas do Yin e Yang. Como devem haver seis linhas, cada vez que se lança uma das moedas, suas duas faces permitem apenas duas possibilidades, e sendo que cada uma das três moedas é jogada duas vezes, multiplica-se as probabilidades de todas elas. Desse modo, multiplique dois elevado à sexta potência que o resultado de total de hexagramas possíveis será igual à sessenta e quatro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário